Tribuna Policial Notícias
  • Início
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Investimento em tecnologia na polícia não acompanha avanço do crime organizado, diz delegado
Tribuna Policial NotíciasTribuna Policial Notícias
Font ResizerAa
Search
  • Início
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Tribuna Policial Notícias > Blog > Tecnologia > Investimento em tecnologia na polícia não acompanha avanço do crime organizado, diz delegado
Tecnologia

Investimento em tecnologia na polícia não acompanha avanço do crime organizado, diz delegado

Thompson Wood
Last updated: 17/07/2024 11:10
Thompson Wood 17/07/2024 5 Min Read
Share

Nas duas últimas décadas o governo reverteu o sucateamento dos equipamentos da Polícia Civil se considerados estrutura de prédios, viaturas e armamentos, porém o investimento em tecnologia para agilizar as investigações ainda é baixo. A análise é do diretor do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo), Edson Pinheiro dos Santos Júnior, ao analisar o tema a pedido do RD.

Delegado com experiência em crimes patrimoniais e com uso de tecnologia, Santos Júnior foi responsável pelo Setor de Combate aos Crimes de Corrupção, Crime Organizado e Lavagem de Dinheiro da DEIC (Delegacia de Investigações Criminais) de São José dos Campos. Também atuou como delegado titular da Delegacia de Investigações Gerais – DIG e da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – DISE de São Sebastião, além de coordenar o Centro de Inteligência da Seccional da mesma cidade. Segundo o policial, essa parte de tecnologia na investigação policial precisa de atualização constante, o que o governo não tem conseguido fazer.

Para o delegado, o crime evolui, por isso a polícia tem necessidade de uma evolução constante, dispor de tecnologia para cruzamento de dados, drones, programas para extração de informações de HDs ou de celulares. O trabalho exige tecnologia para desarticular os grandes grupos criminosos, isso é essencial”, explica. Mas essa tecnologia até existe na Polícia Civil, mas não em volume suficiente e nem está pronta para atender a grande demanda das delegacias paulistas.

Em nota, a Secretaria e Segurança Pública relata investimentos feitos no ABC. A Polícia Civil, por meio do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) informa que conta com o apoio do Dipol (Departamento de Inteligência da Polícia Civil), para aquisição de ferramentas de inteligência policial a fim de auxiliar nos trabalhos investigativos. Em 2023, a Delegacia Seccional de Diadema adquiriu oito drones com valor de aquisição total de R$ 83.648,00; já a Seccional de Santo André adquiriu, em 2022, diversos equipamentos de tecnologia da informação, entre 116 impressoras e 50 scanners, avaliados em R$ 477.429.50, e também recebeu, por meio do Dipol, 17 computadores, diz a nota. O investimento na Seccional de São Bernardo não foi citado, bem como a pasta não informou qual é o investimento previsto para este ano.

Segundo o delegado, esses equipamentos não estão em todos os lugares, uma parte pode ser encontrada em algumas delegacias seccionais outros só em departamentos. Os distritos policiais não possuem e o pedido precisa ser feito. Explica que isso está diretamente ligado ao tempo de elucidação e demorar 30 a 40 dias para receber um laudo não é razoável e não traz confiabilidade.

“Eu trabalhei muito com a investigação de lavagem de dinheiro e é preciso equipamento para a rápida troca de informações, para rastrear celulares, extrair informações do disco rígido de computadores ou memória de celulares, se o equipamento só está nos departamentos a delegacia tem de fazer pedido”, observa Santos Júnior.

O diretor do Sindpesp diz que a falta de tecnologia só agrava a situação das delegacias, que já sofrem com falta de pessoal. O déficit de policiais no ABC é de 39%, mesma média do Estado. O ABC deveria ter 1.948 policiais civis no âmbito das três delegacias seccionais da região, segundo os cargos criados em lei, mas tem apenas 1.195 em atuação, ou seja, faltam 753 policiais nas delegacias, segundo levantamento do próprio Sindpesp.

“Nenhuma tecnologia vai substituir o tirocínio do policial, muitas unidades são prejudicadas por esse déficit. No caso da Polícia Científica também falta pessoal para fazer o trabalho. Essa é uma situação que se arrasta há mais de três décadas em que o aparelhamento da Polícia Civil foi deixado em segundo plano. Temos menos policiais enquanto a população aumentou, há muito mais crimes e houve muito avanço tecnológico. Temos concursos em andamento, mas por mais que tragam gente para a polícia ainda vai ser insuficiente”, comenta o delegado.

Pessoal especializado é outra demanda que caminha junto com a necessidade de equipamentos tecnológicos para as investigações. “A extração de dados de computadores, por exemplo, não é uma coisa simples, não se trata apenas de colocar um pen-drive ou um cabo é preciso equipamento específico que demanda tecnologia. O Estado tem um banco de dados grande de DNA e de armamentos, mas é possível trazer mais volume e qualidade”, completa Santos Júnior.

Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Governador sanciona lei que amplia o efetivo da Polícia Militar do Paraná
Next Article Nathalia Belletato Da concepção à gestação: como as novas tecnologias auxiliam no monitoramento de pacientes em tratamento de fertilidade, por Nathalia Belletato
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending
Justiça dá cinco dias para Eduardo Costa se apresentar após condenação
Noticias
Assessor Público Envolvido em Homicídios: O Caso de Diego e a Trágica Morte de um Jovem Deficiente
Noticias
Parentes denunciaram Alunas por Vídeo na internet que Zomba de Jovem com Três Transplantes Cardíacos
Noticias
Condenação de Major da PM-PB Reflete Avanços na Luta Contra Assédio Sexual Dentro das Forças Armadas
Noticias

Leia mais

Tecnologia

Secretaria de segurança de PG aposta em tecnologia e cooperação policial na redução de crimes

22/09/2024
Tecnologia

O Impacto da Inteligência Artificial no Combate a Crimes Globais: Desafios e Oportunidades

15/05/2025
Tecnologia

Adolescentes são apreendidos por crimes em lives: um alerta para os perigos do ambiente digital

17/04/2025
Tecnologia

Senador Esperidião Amin Reforça a Luta Contra Crimes Digitais e Defende Frente Parlamentar de Defesa Cibernética

20/03/2025

Tribuna Policial: A verdade por trás das manchetes. Mergulhe em um mundo de investigações, revelações e análises sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Da política à tecnologia, acompanhe de perto os fatos que moldam a nossa sociedade.

O Caso Gritzbach e a Responsabilidade da Corregedoria da PM: A Indicação de 17 Policiais
15/05/2025
O Impacto da Inteligência Artificial no Combate a Crimes Globais: Desafios e Oportunidades
15/05/2025
Tribuna Policial - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?