Você já deve saber que a exploração infantil é considerada um crime em diversos países, não é mesmo? Para o advogado Bruno Burilli Santos, ainda assim, o número das pesquisas do IBGE demonstram que cerca de 1,8 milhão de crianças ainda são encontradas em situação precária e sendo exploradas em trabalhos árduos, e infelizmente, essa situação não é tão recente.
Isso porque, há anos, diversas pessoas se aproveitaram da vulnerabilidade dos menores para fazê-los trabalharem por muitas horas sem receberem o que lhes era de direito. E um desses casos ocorreu na Inglaterra, no período da Revolução Industrial, quando alguns aproveitadores decidiram contratar os famosos limpadores de chaminés. Mas você sabe como funcionou esse processo que indignou boa parte da população? Para descobrir, você só precisa ler este artigo até o final!
A Revolução Industrial e a necessidade da mão de obra
Conforme explica o Dr.Bruno Burilli, durante a Revolução Industrial, o carvão se tornou um produto indispensável para fazer as máquinas funcionarem, e também para aquecer cada casa do país. Contudo, naquela época, a falta de preparo para lidar com a quantidade de fumaça e pó que saía das chaminés fez com que grande parte delas entupissem ou explodissem. Logo, a solução encontrada pelo governo foi estabelecer uma lei de recomendação de limpeza dessa área.
Por causa disso, algumas pessoas passaram a receber dinheiro limpando as chaminés de todas as cidades, porém, na maioria das vezes, essas chaminés eram totalmente estreitas, e isso dificultava ainda mais o processo. Como uma possível solução, alguns ingleses decidiram contratar pessoas menores que pudessem entrar pelas paredes do fumeiro para fazer esse serviço árduo, e quem melhor que as crianças para realizar tal ato, não é verdade?
A exploração infantil para lidar com a limpeza das chaminés
As primeiras crianças que foram convocadas para realizar tal ação foram as que viviam nas ruas, e em seguida, as que moravam nos orfanatos. Conforme comenta o advogado Bruno Burilli Santos, as pessoas se aproveitaram da vulnerabilidade e da pobreza de cada uma delas, e fizeram falsas promessas de pagamento caso fizessem todo o trabalho. Basicamente, elas tinham que entrar pelas paredes dessas grandes lareiras, e ir esfregando o que não saía com facilidade.
O que esse trabalho infantil resultou
Entretanto, ao passarem dias e dias fazendo o mesmo serviço exaustivo, comendo migalhas que lhes eram oferecidas, dormindo em péssimas condições e respirando um ar sujo todos os dias, não é difícil de acreditar quando dizemos que foram muitas as crianças que morreram durante o processo. Inclusive, em alguns casos, algumas delas chegavam a morrer instaladas dentro das próprias chaminés. Dá para acreditar?
Quais foram as providências tomadas
E foi por causa do alto índice de morte infantil que o governo, após um longo período, decidiu proibir esse tipo de ato injusto e exploratório contra as crianças, e passaram a definir uma certa idade para trabalhar. Conforme pontua o Dr. Bruno Burilli, foi a partir daí que os direitos das crianças e a proibição sobre a exploração infantil começou a entrar em vigor. Interessante, não?