Tribuna Policial Notícias
  • Início
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Reading: Limpadores de chaminés: um dos piores tipos de exploração infantil da história
Tribuna Policial NotíciasTribuna Policial Notícias
Font ResizerAa
Search
  • Início
  • Noticias
  • Politica
  • Tecnologia
  • Sobre Nós
Tribuna Policial Notícias > Blog > Noticias > Limpadores de chaminés: um dos piores tipos de exploração infantil da história
Noticias

Limpadores de chaminés: um dos piores tipos de exploração infantil da história

Thompson Wood
Last updated: 16/03/2023 16:32
Thompson Wood 16/03/2023 4 Min Read
Share
Bruno Burilli Santos
Bruno Burilli Santos

Você já deve saber que a exploração infantil é considerada um crime em diversos países, não é mesmo? Para o advogado Bruno Burilli Santos, ainda assim, o número das pesquisas do IBGE demonstram que cerca de 1,8 milhão de crianças ainda são encontradas em situação precária e sendo exploradas em trabalhos árduos, e infelizmente, essa situação não é tão recente.

Isso porque, há anos, diversas pessoas se aproveitaram da vulnerabilidade dos menores para fazê-los trabalharem por muitas horas sem receberem o que lhes era de direito. E um desses casos ocorreu na Inglaterra, no período da Revolução Industrial, quando alguns aproveitadores decidiram contratar os famosos limpadores de chaminés. Mas você sabe como funcionou esse processo que indignou boa parte da população? Para descobrir, você só precisa ler este artigo até o final!

A Revolução Industrial e a necessidade da mão de obra

Conforme explica o Dr.Bruno Burilli, durante a Revolução Industrial, o carvão se tornou um produto indispensável para fazer as máquinas funcionarem, e também para aquecer cada casa do país. Contudo, naquela época, a falta de preparo para lidar com a quantidade de fumaça e pó que saía das chaminés fez com que grande parte delas entupissem ou explodissem. Logo, a solução encontrada pelo governo foi estabelecer uma lei de recomendação de limpeza dessa área. 

Por causa disso, algumas pessoas passaram a receber dinheiro limpando as chaminés de todas as cidades, porém, na maioria das vezes, essas chaminés eram totalmente estreitas, e isso dificultava ainda mais o processo. Como uma possível solução, alguns ingleses decidiram contratar pessoas menores que pudessem entrar pelas paredes do fumeiro para fazer esse serviço árduo, e quem melhor que as crianças para realizar tal ato, não é verdade?

A exploração infantil para lidar com a limpeza das chaminés

As primeiras crianças que foram convocadas para realizar tal ação foram as que viviam nas ruas, e em seguida, as que moravam nos orfanatos. Conforme comenta o advogado Bruno Burilli Santos, as pessoas se aproveitaram da vulnerabilidade e da pobreza de cada uma delas, e fizeram falsas promessas de pagamento caso fizessem todo o trabalho. Basicamente, elas tinham que entrar pelas paredes dessas grandes lareiras, e ir esfregando o que não saía com facilidade.

O que esse trabalho infantil resultou

Entretanto, ao passarem dias e dias fazendo o mesmo serviço exaustivo, comendo migalhas que lhes eram oferecidas, dormindo em péssimas condições e respirando um ar sujo todos os dias, não é difícil de acreditar quando dizemos que foram muitas as crianças que morreram durante o processo. Inclusive, em alguns casos, algumas delas chegavam a morrer instaladas dentro das próprias chaminés. Dá para acreditar?

Quais foram as providências tomadas

E foi por causa do alto índice de morte infantil que o governo, após um longo período, decidiu proibir esse tipo de ato injusto e exploratório contra as crianças, e passaram a definir uma certa idade para trabalhar. Conforme pontua o Dr. Bruno Burilli, foi a partir daí que os direitos das crianças e a proibição sobre a exploração infantil começou a entrar em vigor. Interessante, não?

TAGGED:advogado Bruno Burilliadvogado Bruno Burilli Santosatualizações jurídicasBruno BurilliBruno Burilli Santosdireito em geralDr. Bruno BurilliDr. Bruno Burilli Santosexploração infantilLimpadores de chaminés
Share This Article
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Previous Article Eloizio Gomes Afonso Durães Competitividade no ciclismo e na corrida, com Eloizio Gomes Afonso Durães
Next Article Marcelo Madureira Montroni Descobrindo as Maravilhas do Rio de Janeiro: Um Guia de Turismo para Explorar a Cidade Maravilhosa
Leave a comment Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Trending
A Importância de Combater o Racismo nas Escolas: Reflexões Sobre um Caso Emocionante
Noticias
Falso investimento em BH: vítimas acusam Rodrigo Semprebom de aplicar golpe com promessas de retorno rápido
Noticias
Justiça dá cinco dias para Eduardo Costa se apresentar após condenação
Noticias
Lucio Fernandes Winck
De pistas a profissionais: como os campeonatos de kart transformam iniciantes em campeões?
Noticias

Leia mais

Rodrigo Balassiano detalha como os FIDCs viabilizam a antecipação de recebíveis e quais são os benefícios dessa operação.
Noticias

Rodrigo Balassiano explica: FIDCs e antecipação de recebíveis – como funciona essa operação

23/06/2025
José Olavo Mendes
Noticias

Muito além do sorriso: entenda como a saúde bucal reflete na saúde mental   

07/10/2024
Francisco de Assis e Silva JBS
Noticias

Conheça séries e filmes que retratam crimes reais

02/02/2023
Noticias

Warner Bros. Discovery se divide em dois: notícias de mídia em evolução! (Opcional para Brasil) Notícias Warner Bros. Discovery: mudanças em tempo real!

10/06/2025

Tribuna Policial: A verdade por trás das manchetes. Mergulhe em um mundo de investigações, revelações e análises sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo. Da política à tecnologia, acompanhe de perto os fatos que moldam a nossa sociedade.

Paulo Henrique Silva Maia defende que o aluno deve deixar de ser espectador e assumir papel ativo nas novas metodologias de ensino.
De espectador a protagonista: a importância da participação ativa nas novas metodologias de ensino  
26/06/2025
Bandidos não conseguem ligar carro e deixam prejuízo: veja como a tecnologia está ajudando a proteger veículos
01/07/2025
Tribuna Policial - [email protected] - tel.(11)91754-6532
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?