Tecnologia

Segurança Pública investe R$ 17 milhões em tecnologia para assegurar confidencialidade e integridade à comunicação policial

Visando aprimorar a comunicação entre as forças de segurança do Estado, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) ampliou o sistema de radiocomunicação em mais de 15 municípios, promovendo mais confidencialidade e integridade para o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).

O investimento de mais de R$17 milhões no sistema de radiocomunicação tem o objetivo de unificar as forças em uma frequência única de comunicação digital, garantindo a qualidade de áudio, maior cobertura do alcance de sinal, proteção das transmissões com alta criptografia e gerenciamento de chamadas com sistema de localização.

O secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Evandro Bezerra, destaca que o governo do Acre vem trabalhando com o governo federal na busca de recursos para que o sistema de radiocomunicação digital atinja todo o estado: “Essa tecnologia assegura que os operadores de segurança trabalhem de forma segura e criptografada, colocando sempre o Estado um passo à frente do crime”.

Secretário de Segurança Pública em exercício, coronel Evandro Bezerra. Foto: Dhárcules Pinheiro/Sejusp
A chefe da Divisão de Radiocomunicação da Sejusp, Raquíria Cabral, explica que o novo sistema conta com tecnologia Tetra, não podendo ser interceptado por pessoas externas, além de ampliar a expansão do sinal nas BRs.

“A utilização do Tetra garante a confidencialidade e integridade da comunicação das forças, e hoje estamos com um projeto de expansão do sinal digital para a Vila Verde, na Transacreana, e a Vila Caquetá. Já avançamos, fizemos a instalação das torres em parceria com a Polícia Rodoviária Federal”, disse.

A mudança do sistema de radiocomunicação analógico para o digital já abrange 17 municípios: Acrelândia, Assis Brasil, Brasileia, Bujari, Capixaba, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Manoel Urbano, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Rio Branco, Rodrigues Alves, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Xapuri.

Em 2022, a capital Rio Branco teve seu sinal ampliado. De dois equipamentos de radiocomunicação emitindo sinal, saltou para cinco, obtendo uma cobertura totalmente unificada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Botão Voltar ao topo